sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Arcos de Valdevez

Um dia antes da véspera de Natal, visitei a Vila de Arcos de Valdevez.

Como sempre, não me esqueci de levar a máquina fotográfica digital e captar alguns momentos...
Do outro lado do Rio Vez, avista-se S. Paio com a sua igreja. A pequena cascata de água depois da ponte presta-se a bons enquadramentos fotográficos.

A luz do fim-de-tarde, emprestou uma atmosfera mítica ao local e, por breves instantes, quase fui transportado para a idade média.


Muitas são as pessoas que aproveitam o espelho natural que a água faz antes de cair em cascata para tirarem fotografias de belo efeito. Eu não fui excepção.


Na praça principal, chamada Transladário (penso eu), figuram duas estátuas que se defrontam a cavalo, numa clara alusão ao Torneio de Arcos de Valdevez, que descrevo mais pormenorizadamente na última parcela de texto deste post.


O Jardim do Terreiro é bastante aprazível e situa-se perto da Igreja Matriz. A construção em pedra que se vê na imagem, tem o aspecto de uma ponte, mas não é mais do que um passadiço elevado. É, contudo, bastante bonita.

Num dos edifícios da zona histórica, figura um painel de azulejos relativo ao Torneio de Arcos de Valdevez. Travou-se em 1140, entre cavaleiros portugueses e leoneses, em vez da batalha campal tradicional que, antes, esteve iminente. Os portugueses venceram. Este torneio foi importante, na medida em que levou à negociação do armistício entre Afonso VII de Espanha e Afonso Henriques. Foi um primeiro passo para a celebração do Tratado de Zamora (independência de Portugal), em 1143. Foi a partir do Torneio do Vez, realizado nesta pacata vila minhota, que Afonso Henriques passou a auto-proclamar-se "Rei de Portugal".

6 comentários:

Anónimo disse...

É lindo não é?
http://mariafatysousa.spaces.live.com

maria inês teixeira de queiroz aguiar marçalo. disse...

ANDEI HORAS À PROCURA...MUITO OBRIGADA PELA FOTO, ALIÁS SÃO TODAS UMA MARAVILHA, PARABÉNS!
UM ABRAÇO. MARIA INÊS.

maria inês teixeira de queiroz aguiar marçalo. disse...

Vi agora o seu perfil.Curiosamente, sou filha de dois Filhos de Arcos de Valdevez e também vivo em Gondomar. O mundo é pequeno.
Na Internet estou em
http://www.youtube.com/user/lubango88
Terei muito gosto na sua visita.
Um abraço. Maria Inês.

Vítor Carvalho disse...

Obrigado pelos seus comentários, Maria Inês... já agora... qual a foto que andava particularmente à procura?
Abraços.

Maria de Aguiar Marçalo disse...

A foto do torneio do Vez. Desculpe a demora em responder, mas só hoje passei por aqui. Um abraço. Maria Inês.

Maria de Aguiar Marçalo disse...

A FOTO DO TORNEIO DO VEZ. DESCULPE A DEMORA EM RESPONDER. UM ABRAÇO. Maria Inês.

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...