quinta-feira, março 31, 2011

A importância dos ícones

Recentemente a Nokia anunciou alguns "melhoramentos" para o seu sistema operativo Symbian^3. Assim, proponho-me discutir o impacto destes "melhoramentos" no menu principal.

Na Figura 1, poderá ver o menu do Symbian S60v5 à esquerda e do novo Symbian^3 à direita.

Figura 1

Pode dizer-se que os designers preferiram diminuir um pouco a altura da barra de navegação (em baixo) e da barra de estado (em cima) para dar mais espaço ao conteúdo central. É uma mudança benéfica porque permite afastar os ícones uns dos outros e, com isso, fazer com que a utilização do ecrã sensível ao toque seja mais isenta de erros de seleção. Mas os benefícios param por aqui. Atente agora na Figura 2.

Figura 2

Nesta versão dos dois menus vemos apenas as silhuetas dos ícones, desprezando-se as formas internas e as cores. Nota-se perfeitamente o maior espaçamento entre os ícones no Symbian^3. No entanto, perdeu-se um grau de distinção. Enquanto no menu da esquerda conseguem distinguir-se praticamente todos os ícones (apenas os ícones Web e Maps têm a mesma silhueta), no menu da direita todos os ícones têm a mesma silhueta. Existe ainda mais um entrave à distinção dos ícones. Atente na Figura 3.

Figura 3

Este é o aspeto dos menus para quem tiver deuteranopia (tipo de cegueira às cores mais comum). Torna-se ainda mais evidente a escolha de cores similares para ícones que fazem coisas diferentes. No caso concreto do Symbian^3, as cores aparecem associadas a linhas de ícones, como se isso fosse uma distinção importante. No menu da esquerda a cor também não está associada à função dos ícones mas contribui para a distinção entre eles, na medida em que os torna visualmente diferentes, mesmo para pessoas com algum tipo de cegueira às cores. Atente, finalmente, na Figura 4.

Figura 4

À esquerda, temos um típico menu Android; à direita, o menu de um iPhone. No primeiro, os ícones são distinguíveis ao nível da silhueta, das cores e das formas internas; no segundo, os ícones são distinguíveis apenas ao nível das cores e das formas internas.

Nem sempre as mudanças são para melhor. A lavagem de cara do Symbian^3 foi feita com uma mão enlameada, pelo menos no que diz respeito à acessibilidade e usabilidade dos ícones do menu.

É evidente que, nos sistemas operativos que abordei, todos os ícones têm um texto associado que explica de uma forma sucinta aquilo que fazem. No entanto, para um vislumbre e seleção rápidos dos elementos do ecrã, só isto não chega. É necessário tornar os ícones o mais distinguíveis possível nas suas três componentes: silhueta, cor e formas internas.

Em jeito de conclusão, apresento uma tabela que resume tudo aquilo que foi dito sob a forma de pontuação.


Distinção entre ícones
S. O.SilhuetaCoresFormasNota Final
Symbian S60v5111100%
Symbian^300133%
Android111100%
iPhone01167%

Sem comentários:

Audiolivro - Poemas de Luiz Vaz de Camões (Português Europeu - Portugal)

Seleção pessoal de 22 poemas de Luiz Vaz de Camões (Luís Vaz de Camões na grafia moderna). Luiz Vaz de Camões (1524-1580) é o grande poeta d...